top of page

Como se destacar no trabalho com uma comunicação eficaz

Ser notado no trabalho não é uma questão de sorte ou de bajulação. É uma questão de competência, de comprometimento e de comunicação. Quem quer se destacar na carreira precisa mostrar que tem valor, que sabe fazer a diferença e que tem algo a contribuir para o sucesso da empresa.

Mas como fazer isso na prática? Como demonstrar as suas qualidades sem parecer arrogante ou inconveniente? Como chamar a atenção dos seus superiores sem passar por cima dos seus colegas? Como se tornar um profissional respeitado e admirado?

Não há uma fórmula mágica, mas há algumas dicas que podem ajudar:

- Faça o seu trabalho com excelência. Não se contente em cumprir as suas tarefas de forma mediana ou superficial. Busque sempre aprimorar os seus conhecimentos, as suas habilidades e os seus resultados. Seja proativo, criativo e solucione problemas. Não espere que alguém lhe diga o que fazer, tome a iniciativa e mostre que você tem autonomia e responsabilidade.

- Seja colaborativo. Não trabalhe isolado ou em competição com os seus colegas. Trabalhe em equipe, compartilhe ideias, ajude os outros e reconheça os méritos alheios. Seja cordial, respeitoso e gentil. Não fale mal de ninguém pelas costas, não faça fofocas ou intrigas. Seja um profissional ético e confiável.

- Comunique-se bem. Não basta fazer um bom trabalho, é preciso saber comunicá-lo. Saiba expressar as suas opiniões, as suas sugestões e os seus feedbacks de forma clara, objetiva e assertiva. Não seja tímido, mas também não seja agressivo ou arrogante. Saiba ouvir, dialogar e negociar. Não se feche em si mesmo, mas também não seja inconveniente ou invasivo. Seja um profissional comunicativo e empático.

- Busque o crescimento profissional. Não se acomode na sua zona de conforto, mas busque novos desafios, novas oportunidades e novos aprendizados. Seja curioso, interessado e atualizado. Busque cursos, palestras, livros, artigos e outras fontes de conhecimento que possam agregar valor ao seu trabalho. Não tenha medo de mudar, de inovar e de se adaptar às novas demandas do mercado. Seja um profissional dinâmico e flexível.

Seguindo essas dicas, você pode aumentar as suas chances de ser notado no trabalho de forma positiva e construtiva. Você pode mostrar que é um profissional competente, comprometido e comunicativo, que tem valor para a empresa e que merece reconhecimento e crescimento.

Mas lembre-se: ser notado no trabalho não é um fim em si mesmo, mas um meio para alcançar os seus objetivos profissionais e pessoais. Não se torne obcecado por isso, nem deixe que isso afete a sua autoestima ou a sua qualidade de vida. O mais importante é que você goste do que faz, que se sinta realizado e feliz com o seu trabalho.


Imagem gerada pelo Bing

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page