top of page

Os 29 espiões cósmicos

Você já se perguntou se estamos sozinhos no universo? Se há outras formas de vida inteligente lá fora, será que elas sabem da nossa existência? Será que elas já nos visitaram ou estão nos observando neste momento?

Pois bem, segundo um estudo recente publicado na revista científica Nature¹, há 29 planetas de onde alienígenas poderiam "espionar" a Terra. Isso mesmo, 29 mundos potencialmente habitáveis que estão na posição certa para ver a Terra passando em frente ao Sol, e até mesmo captar os sinais de rádio e TV que emitimos há cerca de 100 anos.

O que será que esses espiões cósmicos pensam de nós? Será que eles ficam impressionados com as nossas conquistas científicas, artísticas e culturais? Será que eles se divertem com as nossas novelas, filmes e músicas? Será que eles se preocupam com os nossos problemas sociais, ambientais e políticos?

Ou será que eles nem ligam para nós, e só nos usam como um passatempo ocasional, como quem assiste a um reality show sem graça? Talvez eles nem saibam que somos seres vivos, e nos confundam com algum fenômeno natural. Talvez eles nem sejam capazes de entender a nossa linguagem, e só percebam ruídos incompreensíveis.

O fato é que não sabemos nada sobre esses possíveis vizinhos galácticos. Não sabemos se eles existem de fato, se são amigáveis ou hostis, se querem entrar em contato ou se preferem manter distância. Não sabemos nem se eles ainda estão vivos, pois a luz que chega até eles pode ter demorado milhares de anos para viajar pelo espaço.

Mas há uma coisa que sabemos: se eles estão nos observando, eles também podem ser observados por nós. Se eles podem ver a Terra como um exoplaneta em trânsito, nós também podemos ver os seus planetas da mesma forma. Se eles podem captar os nossos sinais, nós também podemos captar os deles.

Por isso, os astrônomos que fizeram o estudo sugerem que esses 29 planetas sejam alvos prioritários na busca por vida extraterrestre. Eles acreditam que se houver alguma civilização inteligente ali, ela já teria nos localizado antes, e estaria mais preparada para se comunicar conosco.

Quem sabe, então, não estamos mais perto do que imaginamos de fazer o primeiro contato com os nossos vizinhos cósmicos? Quem sabe não estamos prestes a descobrir que não estamos sozinhos no universo?

Ou quem sabe não estamos apenas alimentando uma ilusão, e esses 29 planetas são apenas pedras frias e inertes, sem nenhum sinal de vida?

Só há uma forma de saber: continuar olhando para o céu, com curiosidade e esperança. E torcer para que os 29 espiões cósmicos não sejam apenas fruto da nossa imaginação.

(1) Os 29 planetas de onde alienígenas poderiam 'espionar' a Terra. https://www.bbc.com/portuguese/geral-57600435.

(2) O estudo que estima em 36 as civilizações extraterrestres que poderiam .... https://www.bbc.com/portuguese/geral-53081941.

(3) Notícias sobre Extraterrestre | VEJA. https://veja.abril.com.br/noticias-sobre/extraterrestre/.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page